Censo da educação superior 27 de Novembro de 2019

Dia Nacional da Educação a Distância marca a expansão de ofertas de cursos e aumento do número de alunos matriculados

Pela primeira vez na série histórica, há mais vagas ofertadas na educação a distância (EaD), pelas instituições de educação superior, do que em cursos presenciais. O Censo da Educação Superior 2018 registrou 7,1 milhões de vagas na EaD, enquanto os cursos presenciais contabilizam 6,3 milhões. O levantamento realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela ainda que, entre os 3,4 milhões de estudantes que ingressaram em cursos de graduação em 2018, 40% (1,4 milhão) optaram por cursos EaD. Já entre os que iniciaram cursos presenciais, houve queda no número total de ingressantes, entre 2017 e 2018.

Tecnológico – Foi no grupo de cursos de grau tecnológico que houve o maior crescimento no número de matrículas, 346% nos últimos dez anos. No mesmo período, os cursos presenciais tiveram uma variação positiva de 28,4%. O Inep vem registrando uma tendência de queda nas matrículas dos cursos presenciais de tecnologia desde 2013.

Outro destaque na modalidade a distância é a formação de professores. Pela primeira vez, o número de alunos matriculados em cursos de licenciatura EaD (50,2%) superou o daqueles que estão em cursos presenciais (49,8%). Tanto na rede federal como na rede privada, cursos de formação de docentes a distância são os que têm mais alunos. Pedagogia é a graduação com o maior número de matriculados: 440 mil, 23% dos alunos de EaD nas instituições particulares, e 12 mil, 13% dos alunos de EaD nas instituições públicas federais. Outras graduações voltadas para a atividade docente encontram-se entre os dez maiores cursos de EaD, conforme as tabelas abaixo:

MATRÍCULAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

REDE FEDERAL

Nome do Curso - Tabela Cine Brasil Número de matrículas % % acumulado
Pedagogia 12.033 12,9 12,9
Matemática formação de professor 11.094 11,9 24,8
Administração pública 9.282 10,0 34,8
Letras português formação de professor 8.636 9,3 44,1
Administração 7.224 7,8 51,9
Biologia formação de professor 4.679 5,0 56,9
Sistemas de informação 3.419 3,7 60,6
Geografia formação de professor 3.399 3,7 64,2
Computação formação de professor 2.995 3,2 67,4
Física formação professor 2.907 3,1 70,6

 

REDE PRIVADA

Nome do Curso - Tabela Cine Brasil Número de matrículas % % acumulado
Pedagogia 440.628 23,4 23,4
Matemática formação de professor 214.133 11,4 34,8
Administração pública 131.652 7,0 41,8
Letras português formação de professor 98.787 5,2 47,0
Administração 86.447 4,6 51,6
Biologia formação de professor 70.120 3,7 55,3
Sistemas de informação 58.361 3,1 58,4
Geografia formação de professor 54.572 2,9 61,3
Computação formação de professor 47.278 2,5 63,8
Física formação professor 45.407 2,4 66,2


Cursos a distância - O Inep observa a expansão dos cursos e do número de estudantes na modalidade a distância desde o ano 2000, quando foi iniciado o processo de coleta de dados da modalidade EaD. Na época, a pesquisa apontou a existência de dez cursos de graduação a distância no país. Somente para o último ano da pesquisa (2018), houve um crescimento considerável, de 50,7%, em relação a 2017. As instituições de ensino superior mantêm 3.177 cursos a distância. No ano anterior, eram 2.108 cursos de graduação.

O avanço dos formados em cursos a distância aparece em outro recorte da pesquisa. O número total de estudantes que chegaram ao último ano, na modalidade a distância, cresceu 8,6% em 2018, enquanto para os concluintes de graduações presenciais, o índice é de 4,5%. A participação no grupo total de concluintes em cursos de graduação presenciais, nos dois últimos anos, aumentou de 19,7%, em 2016, para 21,7% em 2018.

O aumento do número de alunos e cursos no ensino a distância tem contribuído para o cumprimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida em 33% da população de 18 a 24 anos.

Dia Nacional da EaD – Dia 27 de novembro foi a data instituída pela Lei 13.620/2018. As instituições de ensino superior podem se credenciar para cursos de educação a distância sem o credenciamento para cursos presenciais. Com isso, as instituições podem oferecer exclusivamente cursos a distância, na graduação e na pós-graduação lato sensu, ou atuar também na modalidade presencial.

Veja os resultados do Censo da Educação Superior