Enem 07 de Novembro de 2019

Exame é domingo, 10, e certificadores podem ser chamados até as 18h deste sábado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue convocando os profissionais aptos e capacitados pela Rede Nacional de Certificadores (RNC) para atuar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As demandas para o segundo domingo de aplicação poderão ocorrer até as 18h da véspera do exame, ou seja, sábado, 9 de novembro. A convocação dos certificadores ocorre de acordo com a necessidade de cada local de aplicação. Depois que a demanda é gerada e enviada, o servidor convocado tem 48 horas para aceitá-la. Caso contrário, outro certificador será chamado.

A RNC representa o Inep nos locais de aplicação do Enem em todo o Brasil. Os certificadores são servidores públicos federais e professores das redes públicas estadual e municipal selecionados e capacitados para verificar e certificar vários procedimentos do exame, relatando ao Inep se foram adotadas as condutas exigidas e padronizadas. Ao final de cada aplicação, eles apresentam um relatório de avaliação ao Inep, por meio de um aplicativo de celular ou pelo Sistema RNC.

Mais de 39 mil profissionais foram considerados aptos a trabalhar na aplicação do Enem 2019, por terem obtido pelo menos 70% de aproveitamento no curso. Nesta edição, o Enem tem 11.234 coordenações de aplicação e, para cada uma delas, é gerada uma demanda. Nem todos os certificadores capacitados, portanto, receberão demandas para trabalhar.

O Inep divulgou, no Sistema RNC, uma lista de todos os habilitados, ou seja, pessoas que atenderam aos requisitos mínimos do edital e que estavam aptas a serem capacitadas. Contudo, considerando o grande número de inscritos, foi utilizado o critério previsto no item 8 do Edital da RNC 2019 para seleção dos certificadores convocados. Dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para o e-mail rnc@inep.gov.br. As equipes do Inep estão de plantão durante toda a aplicação do Enem.

Acesse o sistema RNC

Leia mais informações sobre o Enem