Pisa 05 de Novembro de 2019

Inep representa o Brasil na capacitação para o Pisa 2021

Reunião em Bangkok, na Tailândia, entre 4 e 7 de novembro, prepara a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (em inglês: Programme for International Student Assessment – Pisa) 2021. O encontro é dirigido aos gerentes de dados nacionais dos países participantes do Pisa 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da avaliação no Brasil, representa o país no encontro.

O Pisa é um exame aplicado em mais de 80 países, coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o apoio de uma coordenação nacional em cada país participante. No Brasil, o Inep é o responsável pela interface com a OCDE, a aplicação do exame e a divulgação dos resultados. A Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep tem a função de organizar a avaliação e preparar as bases de dados e os relatórios nacionais do programa.

Resultados – Os dados mundiais da avaliação serão apresentados em dezembro, incluindo os da participação brasileira. No país, cerca de 11 mil jovens das redes pública e privada fizeram as provas e responderam aos questionários em maio de 2018. Em cada edição, a avaliação elege um foco entre três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências. Na última prova, leitura recebeu maior ênfase.

Brasil no Pisa – O Pisa é uma iniciativa de avaliação comparada. No Brasil, as provas são aplicadas para uma amostra de estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Pisa – O programa é aplicado em diversos países, desde 2000. As provas avaliam a capacidade do jovem de buscar, selecionar, interpretar, integrar e analisar textos associados a situações que vão além da sala de aula. As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos.

Confira os resultados de edições anteriores do Pisa

Veja outras informações sobre o Pisa