Censo Escolar 31 de Outubro de 2019

Prazo para retificação de informações termina nesta quinta

Termina, nesta quinta-feira, 31 de outubro, o prazo para as escolas conferirem os dados declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2019. Os responsáveis pelas instituições de ensino, em todo o país, devem conferir e, se for necessário, retificar as informações escolares no sistema Educacenso. Após esse período, não será mais possível alterar os dados declarados. É importante ressaltar que os dados declarados ao Censo Escolar devem ter como referência a última quarta-feira do mês de maio (29/5/2019).

Os gestores dos sistemas estaduais e municipais de educação devem acompanhar todo o processo censitário e zelar pelo cumprimento dos prazos. Os resultados finais do Censo Escolar da Educação Básica 2019 serão publicados no Diário Oficial da União e, como prevê a legislação, serão usados como base para destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Veja os dados preliminares do Censo Escolar 2019

Acesse o sistema Educacenso para conferir e retificar dados

Veja a portaria publicada no DOU

Outras informações do Censo Escolar