Enade 21 de Outubro de 2019

Inep capacita coordenadores de locais de provas em dez capitais brasileiras

No último fim de semana, dias 19 e 20 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atuou na capacitação dos coordenadores de locais que atuarão no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em dez estados brasileiros. Os treinamentos foram realizados pela instituição aplicadora contratada para aplicar o exame, a Fundação Cesgranrio, sob a supervisão do Inep. A atividade foi realizada em dez capitais brasileiras: Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

No próximo fim de semana, as capacitações serão em Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES). Os treinamentos ocorrem, em todas as capitais, até 17 de novembro. A etapa final de preparo para padronizar procedimentos na aplicação do Enade começou no Rio de Janeiro, com o encontro dos coordenadores estaduais. O exame será aplicado no dia 24 de novembro.

Questionário – Os coordenadores de curso das instituições de educação superior devem orientar os 434.859 estudantes inscritos nesta edição do Enade a responder ao Questionário do Estudante até 21 de novembro. O documento faz parte do processo avaliativo e o seu preenchimento é obrigatório. O estudante que não responder ao questionário ficará em situação de irregularidade junto ao Enade e, ainda que cumpra todas as demais obrigações do exame, não conseguirá colar grau.

Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, cosmética, agronegócio e segurança no trabalho.

Enade – O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências para a formação geral e profissional, bem como a atualização do estudante em relação à realidade brasileira e mundial.

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