Encceja 06 de Setembro de 2019

Inep capacita coordenadores de 12 países para aplicação do exame em 15 de setembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta segunda-feira, 9 de setembro, o treinamento dos coordenadores que irão aplicar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos residentes no exterior (Encceja Exterior), no dia 15 de setembro. O exame será realizado em 18 cidades de 12 países. A capacitação dos servidores de embaixadas e consulados brasileiros será realizada por videoconferência.

O Encceja Exterior 2019 será aplicado para 1.812 brasileiros que residem fora do país. Os endereços dos locais de prova já estão disponíveis na Página do Participante. O Inep recomenda que cada inscrito imprima e leve, no dia da aplicação, o Cartão de Confirmação da Inscrição, que contém informações pessoais, número de inscrição, endereço onde o participante realizará a prova e atendimentos e recursos solicitados.

Aplicação – O Encceja Exterior 2019 será aplicado em 18 cidades de 12 países: Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Houston, Nova Iorque e Miami (Estados Unidos); Paris (França); Caiena (Guiana Francesa); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Nagoia, Hamamatsu e Tóquio (Japão); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).

O Encceja para brasileiros residentes no exterior submetidos a Penas Privativas de Liberdade (Encceja Exterior PPL) será aplicado somente em Tóquio, no Japão, entre os dias 16 e 27 de setembro.

Exame – O Encceja é um exame para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova; para obter o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.

Órgãos certificadores – O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja Exterior, mas não emite os certificados. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, que firmaram Acordo de Cooperação Técnica junto ao Inep, são responsáveis pela certificação dos participantes.

Acesse o sistema Encceja Exterior 2019

Confira o local de prova na Página do Participante