Encceja 25 de Agosto de 2019

Presidente do Inep visita local de aplicação do exame em Brasília

Na tarde deste domingo, 25 de agosto, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, foi conhecer de perto a estrutura que envolve a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Lopes visitou o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas), escola pública de Brasília (DF) selecionada como um dos locais de prova. Participantes de todo o país dedicam o dia de hoje para realizar as provas em busca da certificação para os ensinos fundamental e médio.

O presidente do Inep foi recepcionado pela coordenadora do local de prova e conheceu as dependências da instituição, onde eram esperados 679 participantes. Na oportunidade, Alexandre Lopes celebrou a regularidade da aplicação, quem vem transcorrendo com normalidade, sem o registro de ocorrências relevantes. Lopes também enfatizou a importância do exame para os brasileiros sem diploma. “O Encceja é uma oportunidade de recuperar esse tempo perdido, de conseguir a certificação e continuar, seja no mercado de trabalho, seja ingressando em uma graduação”, afirmou.

Exame – No turno da tarde, os participantes do ensino fundamental fazem provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, e redação. Para o ensino médio as provas foram de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Pela manhã, foram aplicadas as provas de ciências naturais e matemática, para o ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, para o ensino médio.

O exame é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. Esta edição do Encceja teve número recorde de inscrições: 2.973.375 pessoas. A maior parte, 2.331.799, inscreveu-se a fim de obter a certificação do ensino médio, e os outros 641.576 para tentar a do ensino fundamental. Este ano o Inep ainda aplica o Encceja para pessoas privadas de liberdade e no exterior.

Leia o edital do Encceja 2019

Acesse o Sistema Encceja

Saiba mais sobre o Encceja