Saeb 02 de Julho de 2019

Inep detalha população que responderá testes e questionários da maior edição da avaliação em 2019

O detalhamento da população que participará do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2019, e que terá os resultados divulgados no ano seguinte, foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio de uma nota técnica. O documento, disponível no portal do Inep, descreve a metodologia adotada para definir a população-alvo e a população de referência da edição de 2019, a maior desde a instituição do sistema de avaliação, em 1990.

O número final de estudantes envolvidos só será conhecido após o fechamento da coleta de dados do Censo Escolar, também realizado pelo Inep. A previsão é que mais de sete milhões de estudantes, professores e diretores participem da avaliação. A aplicação nas escolas públicas e em uma amostra de escolas privadas das 27 unidades da Federação será entre 21 de outubro e 1º de novembro deste ano.

Nesta edição, o Saeb terá também testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para uma amostra de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A avaliação vai gerar resultados de desempenho para as duas áreas do conhecimento, e já de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.

Em 2019, a avaliação da alfabetização será realizada no 2º ano do ensino fundamental de forma amostral. O teste será realizado de forma mediada e avaliará habilidades referentes à apropriação do sistema de escrita alfabético, leitura, produção textual e matemática. A avaliação da educação infantil, outra inovação, será um estudo-piloto para testar a aplicação dos questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, que serão usados pela primeira vez pelo Inep.

Resultados – A nota técnica também detalha os domínios de análise para definição de quais escolas e redes de ensino terão resultados agregados divulgados até dezembro de 2020 e que vão compor o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb). Escolas, municípios e unidades da Federação só terão os seus resultados publicamente divulgados se cumprirem os critérios descritos na Portaria do Saeb 2019.

Leia a Nota Técnica – Detalhamento da população e resultados do Saeb 2019

Confira a Portaria do Saeb 2019

Saiba mais sobre o Saeb