Celpe-Bras 06 de Março de 2017

Inscrições para primeira edição do Celpe-Bras de 2017 podem ser feitas até 20 de março

Estrangeiros interessados em comprovar habilidade em português podem se inscrever para o Exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) até 20 de março. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. As provas da primeira edição de 2017 serão realizadas entre 23 e 25 de maio. No segundo semestre é promovida uma segunda edição.

Podem participar estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja o português. A idade mínima é 16 anos e os participantes devem ter escolaridade equivalente ao Ensino Fundamental no Brasil. Também podem se inscrever no exame aqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto. Além de preencher um formulário é preciso pagar a taxa de inscrição até 22 de março.

A prova só pode ser feita no posto aplicador escolhido no ato da inscrição. Nesta edição serão 28 postos no Brasil e 58 no exterior, nos seguintes países: África do Sul, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Costa Rica, Nicarágua, República de El Salvador, República Dominicana, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela, China, Coreia do Sul, Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Polônia, Reino Unido, Suíça e Líbano.

Celpe-Bras – O Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) confere o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. As provas são divididas em Parte Escrita e Parte Oral. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas e em uma interação face a face que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. Isso inclui práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.

O Celpe-Bras confere quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, na Parte Escrita e na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência em cada Parte é diferente, prevalece o menor resultado. O Celpe-Bras foi aplicado pela primeira vez em 1998. Desde o segundo semestre de 2009, a aplicação do exame é feita pelo Inep.

  • Clique aqui para ver a relação de Postos Aplicadores
  • Clique aqui para fazer sua inscrição