Enem 02 de Maio de 2019

Resultados dos recursos relacionados à isenção do Enem 2019 estão disponíveis para consulta

Quem entrou com recurso relacionado à solicitação de isenção para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 ou referente à justificativa de ausência na edição passada já pode consultar o resultado final. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou as informações na tarde desta quinta-feira, 2 de maio, no Sistema Enem. É necessário fazer login para acessar o resultado.

As inscrições do Enem começam na próxima semana. O Inep alerta que todos os interessados em fazer o Enem 2019, isentos ou não, devem voltar ao Sistema Enem para fazer inscrição, entre 6 e 17 de maio. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

Isenção – Três perfis de participantes têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem. São eles:

  • Quem está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio, por pessoa;
  • Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os participantes com direito à gratuidade precisaram fazer a solicitação de isenção entre 1º e 10 de abril. Aqueles que estavam isentos no Enem 2019, faltaram aos dois dias de prova e queriam isenção também em 2019 precisaram, adicionalmente, justificar a ausência na edição passada. O Inep divulgou os resultados das solicitações e justificativas em 17 e abril. De 22 a 26 de abril, o Instituto recebeu recursos relacionados a esses resultados.