Sinaes 13 de Junho de 2012

Inep disponibiliza atualização do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação

O Inep disponibilizou hoje o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, atualizado em maio de 2012. Este documento subsidia os atos autorizativos de cursos – autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento – nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distância. A aplicação dos indicadores desse instrumento pode ser realizada exclusivamente em meio eletrônico, no sistema e-MEC.

Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Todos os aspectos que giram em torno desses três eixos são avaliados: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações, entre outros. O Sinaes possui ainda uma série de instrumentos complementares, como auto-avaliação, avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).

Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país. As informações obtidas com o Sinaes são também utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas, e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Assessoria de Comunicação do Inep