Sinaes 02 de Junho de 2004

Definidos cursos que participarão do Enade

O Ministério da Educação divulgou hoje, 2, a relação dos cursos que participarão da primeira edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova será aplicada em novembro, para os alunos do primeiro e último ano das áreas de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

O objetivo do Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é aferir o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos e suas habilidades e competências. Além da prova, será aplicado um questionário-pesquisa para levantar o perfil e a opinião dos estudantes.

O Enade será realizado por amostragem sempre que possível e constará no histórico escolar do estudante a sua participação ou, quando for o caso, a dispensa pelo MEC. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) constituirá a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

Para o Enade, foram definidos grupos de cursos, que participarão do Exame a cada três anos. As áreas que serão submetidas ao Enade de 2005 e 2006 serão definidas pelo MEC a partir das recomendações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). As 13 áreas deste ano voltam a fazer a prova em 2007.

"O Enade vai revelar para a sociedade uma dimensão importante dos cursos e servirá de elemento para a reflexão sobre os aspectos didático-pedagógicos no interior do próprio curso, contribuindo para o processo de avaliação institucional, especialmente na fase da auto-avaliação", argumenta Dilvo Ristoff, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Inep.

De acordo com a Portaria Ministerial nº 1.606, que definiu os cursos participantes do Enade 2004, caberá ao Inep, além da aplicação do Exame, designar os professores que integrarão as comissões das respectivas áreas do conhecimento e definir suas atribuições.

Assessoria de Comunicação do Inep