Sinaes 17 de Setembro de 2004

Seminário apresenta orientações para auto-avaliação das instituições de educ

Coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das instituições de educação superior dos Estados da Região Centro-Oeste, Norte e Nordeste estarão reunidos, em Brasília, de 20 a 22 de setembro, para conhecerem mais detalhadamente os aspectos práticos e teóricos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com ênfase no processo de auto-avaliação. O encontro, que deve contar com cerca de 400 participantes, está sendo organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

As CPAs têm o objetivo de promover os processos de auto-avaliação, uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

No seminário, será apresentado o "Roteiro de Auto-Avaliação Institucional: Orientações Gerais", que servirá para nortear as CPAs na execução da auto-avaliação. Trata-se de manual dividido em três núcleos: um básico, com tópicos comuns a todas as instituições, e que servirão de base para o processo de avaliação externa; um outro de temas optativos, por meio do qual cada instituição pode avaliar o desempenho dentro de suas especificidades; e por último, um núcleo que apresenta documentação, dados e indicadores para contribuir para fundamentar e justificar as análises e interpretações.

Segundo Dilvo Ristoff, diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep, "o seminário será uma ótima oportunidade para que os coordenadores compartilhem as experiências de funcionamento das CPAs e de como os projetos de avaliação institucional estão sendo organizados".

O seminário será realizado no auditório do Parlamundi (LBV), SGAS 915 s/nº lote 74, em Brasília. É o primeiro de uma série de quatro eventos que reunirão os coordenadores das CPAs de instituições de educação superior de todo o País.
O próximo será de 27 a 29 de setembro, em Belo Horizonte, para os coordenadores das CPAs dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre os dias 4 a 6 de outubro, em São Paulo, só para representantes das comissões paulistas. E para as CPAs dos Estados da Região Sul, o seminário acontecerá em Florianópolis (SC), nos dias 18 a 20 de outubro.

Assessoria de Comunicação do Inep