Sinaes 24 de Setembro de 2004

Auto-avaliação reúne instituições de educação superior do RJ, ES e MG

Na próxima semana acontece o Segundo Seminário da Auto-Avaliação Institucional, que vai reunir os coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. São esperadas cerca de 400 pessoas no encontro, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

O seminário será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 27 e 29/9, e proporcionará aos coordenadores das CPAs conhecer, mais detalhadamente, os aspectos teóricos e práticos do Sinaes. A equipe do Inep apresentará aos participantes o "Roteiro de Auto-Avaliação Institucional: Orientações Gerais" e as "Diretrizes para Avaliação das Instituições de Educação Superior", documentos legais que abordam o novo sistema de avaliação das IES. Quem estiver presente terá a oportunidade também de compartilhar experiências de como organizar os processos internos de avaliação.

A auto-avaliação institucional é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto ainda pela avaliação externa das instituições, pela avaliação de cursos e pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicado em novembro.

Avaliação formativa – A primeira rodada da série de seminários de auto-avaliação foi encerrada na última quarta-feira, em Brasília, e recebeu cerca de 450 representantes de instituições das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Durante o evento, experiências de sucesso de auto-avaliações universitárias foram apresentadas por representantes das próprias instituições e debatidas dentro do contexto do Sinaes.

Segundo Amir Limana, coordenador-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do Inep, o seminário serviu para mostrar que a auto-avaliação deve ser entendida pelos representantes das IES como um processo formativo, por meio do qual a instituição pode conhecer suas potencialidades e eliminar pontos negativos de seu funcionamento. "Uma boa auto-avaliação pode identificar, por exemplo, um estrangulamento no fluxo de informação entre direção, diretoria pedagógica e administrativa, o que é um entrave no processo do fazer universitário", afirma Limana. "Identificado o problema, a solução pode ser encontrada numa experiência anterior de uma outra IES", garante. "É importante no entanto, que não só alunos, corpo acadêmico e administrativo participem do processo, mas também as mantenedoras das instituições".

O encontro para as CPAs do RJ, MG e ES começa na próxima segunda-feira e vai até o dia 29/9, no Belo Horizonte Othon Palace, Rua Afonso Pena, 1050 – Centro – BH (MG).

Terceiro Seminário - O Terceiro Seminário será em São Paulo, nos dias 4 a 6 de outubro, somente para comissões paulistas e será no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Rua Taguá , Nº 150 - Campus Liberdade I - Liberdade. O Número de telefone para mais informações é (11) 3346-6200. O Quarto Seminário, para as CPAs dos três Estados da Região Sul, acontecerá em Florianópolis (SC), nos dias 18 a 20 de outubro.

Assessoria de Comunicação do Inep