Ações internacionais 07 de Dezembro de 2017

Missão Oficial do Inep na Espanha celebra parcerias educacionais e novos projetos entre os dois países

Uma missão oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Madri resultará em novos projetos de cooperação entre o Brasil e a Espanha. Entre 27 de novembro e 1º de dezembro, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, tratou de parcerias e da ampliação da internacionalização educacional brasileira, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também avançaram as discussões referentes ao Programa Internacional de Pesquisador Visitante e ao Programa de Doutorado para Servidores do Inep.

No dia 27, após encontro com o embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões, Maria Inês participou de reunião técnica com Dirigentes da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), onde conheceu o Centro de Altos Estudos Universitários (Caeu) e recebeu cumprimentos da OEI pela participação do Inep em projetos e parcerias internacionais. Na ocasião, destacou a importância do Inep integrar o grupo de trabalho incumbido da próxima pesquisa internacional da OEI, sobre o tema “Boas práticas em gestão escolar”. Além disso, o Inep e o Caeu planejam uma publicação internacional sobre Formação Docente, com a participação do Reitor do Caeu, professor Hugo Camacho Muñoz, e de servidores do Inep.

Nos dias 28 e 29, o Inep participou da 4ª Reunião da “Global Alliance to Monitor Learning (GAML)”, aliança criada pela Unesco para apoiar os esforços de países, em todo o mundo, na consecução do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. Já no dia 30, durante reunião de trabalho no Consulado do Brasil em Madri, com o Embaixador Renan Paes-Barreto, Cônsul Geral do Brasil em Madri, foram tratados temas relacionados às avaliações internacionais.

Na ocasião, Maria Inês Fini destacou a importância da parceria entre a Autarquia e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a realização do Exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros  (Celpe-Bras), e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Exterior). Como resultado da audiência, a Casa do Brasil em Madri colocou-se à disposição para colaborar com a realização de estudos de viabilidade técnica e logística para um piloto de aplicação do Encceja Exterior Eletrônico.

Novas parcerias – Maria Inês Fini participou também de reunião com a presidente do Instituto Nacional de Avaliações Educacionais da Espanha (Inee), Carmen Tovar, em 1º de dezembro. Foram discutidas as ações e os programas relacionados à avaliação educacional, além da criação do Programa Internacional de Pesquisador Visitante Inep-Inee. Por meio dele, pesquisadores de ambos os institutos poderão realizar visitas ao parceiro com o objetivo de produzir insumos técnicos e científicos que possam contribuir para as ações do seu próprio instituto.

Também em 1º de dezembro, a presidente do Inep foi recebida na Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha (Uned) para tratar de uma parceria internacional com vistas a beneficiar os servidores do Inep por meio de cursos de doutorado. As representantes da universidade espanhola, Esther Souto Galván e Mónica Sarabia Barquero, apresentaram a estrutura e os referenciais dos programas de doutorado a distância.  No último compromisso oficial, Maria Inês ainda visitou a Casa do Brasil em Madri, a convite do Chefe do Setor de Cooperação, César Sauer, nas instalações onde se realizam as provas do Celpe-Bras e do Encceja Exterior.