Enem 07 de Novembro de 2017

Participantes afetados por suspensão de energia elétrica poderão fazer a reaplicação do Enem 2017

Participantes de nove locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 afetados pela suspensão da energia elétrica no último domingo, 5, poderão participar da reaplicação do Exame. Os problemas ocorreram na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, em Olinda (PE); na Universidade Uninovafapi, em Teresina (PI) e em sete endereços em Uruaçu (GO): Colégio Estadual Alfredo Nasser, Colégio Estadual Joana D’arc, Colégio Estadual Polivalente Doutor Sebastião Gonçalves de Almeida, Faculdade Serra da Mesa, Faculdade Serra da Mesa - Bloco C, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Campus Uruaçu - Bloco 200, e Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Uruaçu.

Em Teresina (PI), 767 participantes estão ensalados na coordenação de local de prova onde as provas não chegaram a ser aplicadas. Todos que compareceram ao local poderão participar da reaplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e redação em 12 de dezembro. A situação é a mesma em Uruaçu (GO), onde os sete endereços somam 2.403 inscritos. Eles também não chegaram a começar as provas e deverão fazer a reaplicação em dezembro. Os locais de prova da reaplicação serão informados posteriormente.

Em Olinda (PE), a situação é um pouco diferente. A interrupção da luz ocorreu durante a aplicação e muitos participantes continuaram fazendo a prova. Todos poderão optar por fazer a reaplicação ou por terem os resultados calculados a partir da prova deste domingo, 5. Aqueles que se sentiram prejudicados pela interrupção parcial da energia e optarem por fazer uma nova prova terão consideradas as notas da reaplicação. A opção da reaplicação só é válida para quem compareceu no último domingo, 5. Eram 400 participantes inscritos no local.

O problema não compromete o calendário do segundo dia de aplicação. Todos os participantes, das nove escolas, deverão fazer a prova de Matemática e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias neste domingo, 12 de novembro, nos mesmos locais. Os participantes afetados estão recebendo e-mail e SMS do Inep, com as orientações. A Central de Atendimento 0800 616161 está disponível para esclarecimentos adicionais.

O Inep lamenta os transtornos pontuais provocados a esses participantes do Enem 2017, mas fatores como queda de energia independem da organização do Exame. O Enem deste ano mobiliza mais de 600 mil pessoas em todo o Brasil.