Censo escolar 13 de Dezembro de 2017

Encontro Nacional do Censo Escolar reúne entidades parceiras na Paraíba

No segundo dia do Encontro Nacional do Censo Escolar, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em João Pessoa (PB), os destaques na programação foram a revisão dos formulários, o Educacenso e a verificação in loco realizada em 2017. Entre terça e quinta-feira, 12 e 14 de dezembro, o Encontro avalia, junto às entidades parceiras, a execução do processo censitário, além de propor melhorias para o Censo Escolar 2018.

Nesta terça-feira, 12, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, participou da abertura do evento que reúne autoridades locais, convidados do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); coordenadores e técnicos do Censo nos estados e nos municípios-capitais, responsáveis das regionais de ensino, técnicos responsáveis pelo Censo na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológicas (Setec/MEC), representantes de escolas e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Também estão presentes as equipes responsáveis pelo Censo Escolar da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) e da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE), do Inep.

Encontro Nacional – Realizado anualmente, o Encontro Nacional do Censo Escolar promove palestras e grupos de discussão em torno dos temas pertinentes ao levantamento estatístico. Nesta edição, estão sendo abordadas, dentre outras pautas, a Educação Indígena segundo os dados do Censo Escolar; o financiamento baseado nos dados do Censo; os desafios para o cumprimento do princípio da Confidencialidade Estatística; programas e políticas federais que utilizam os dados do Censo, curiosidades nos dados do Censo Escolar. O Inep também promove a revisão dos formulários do Educacenso.