Censo da educação superior 01 de Novembro de 2018

Cronograma do Censo da Educação Superior 2018 é divulgado pelo Inep

As datas e os responsáveis por cada etapa do Censo da Educação Superior 2018 foram divulgadas nesta quinta-feira, 1º de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Todas as universidades federais, institutos e centros tecnológicos federais, faculdades federais e demais Instituições de Educação Superior – sejam elas estaduais, municipais, privadas ou especiais – deverão declarar seus dados ao Censo da Educação Superior.

O período de atualização do cadastro do Pesquisador Institucional (PI) das Instituições da Educação Superior (IES) começa ainda este ano, em 3 de dezembro, e segue até 31 de janeiro de 2019. O Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) será aberto em 14 de janeiro, mesma data de início da coleta de dados, por digitação nos questionários eletrônicos e por importação de dados pela Internet. A coleta termina em 26 de abril de 2019.

O período de verificação da consistência, conferência, ajustes e validação dos dados coletados irá de 29 de abril a 7 de junho; enquanto o período de consolidação e homologação dos dados está previsto para 10 de junho a 5 de julho. O Inep terá de 8 de julho a 6 de setembro para preparar os dados. A divulgação do Censo da Educação Superior está agendada para 19 de setembro.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo da Educação Superior é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo da Educação Superior também compõem o Indicador Aluno Equivalente - Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.