Celpe-Bras 14 de Dezembro de 2018

Celpe-Bras tem 27 novos Postos Aplicadores

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 14 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) credenciou 27 novos Postos Aplicadores do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sendo 16 para o Brasil e 11 para o exterior.

Com os novos credenciamentos, 121 instituições estão aptas a aplicar o Exame a partir de 2019, 45 delas no Brasil e 76 no exterior. A cada edição os Postos Aplicadores são consultados quanto à adesão ao exame e ao quantitativo de vagas que serão ofertados.

Novas solicitações – O credenciamento conjunto de novas instituições aptas a se tornarem Postos Aplicadores ocorreu durante o Encontro de Coordenadores do Celpe-Bras (Enccelpe) 2018, realizado entre 25 e 27 de julho, na sede do Instituto, em Brasília (DF), seguido da análise de atendimento aos requisitos definidos para o credenciamento. Entre os postos do exterior, a Argentina tem o maior número de credenciamentos, quatro no total. Além disso, o Uruguai, a Eslováquia, a Costa Rica, a Finlândia, a Noruega, os Estados Unidos e Israel tiveram suas solicitações atendidas.

Celpe-Bras – O exame é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. O Celpe-Bras tem o objetivo de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas nos Postos Aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.

Clique aqui para acessar a portaria