Celpe-Bras 23 de Maio de 2017

Celpe-Bras 2017 será aplicado de 23 a 25 de maio em 28 postos no Brasil e 58 no exterior

A primeira edição de 2017 do Exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) será aplicada de terça a quinta-feira, 23 a 25, em 28 postos no Brasil e 58 postos no exterior credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, são 4559 inscritos, sendo que 1556 realizarão as provas em postos no Brasil e 3003 em postos localizados no exterior. No segundo semestre, o Inep promove uma segunda edição anual do Celpe-Bras.

Farão o exame estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português, além daqueles que já têm o certificado e pretendem alcançar um nível de proficiência mais alto. A prova escrita será aplicada amanhã, 23, no período matutino. A prova oral também começa nesta terça-feira, no período vespertino, e segue até 25 de maio, pela manhã e tarde, dependendo do volume de inscritos em cada posto. A parte escrita tem quatro tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (uma tarefa baseada em vídeo e outra em áudio) e duas que integram leitura e mais uma produção escrita. A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos.

Nesta edição haverá provas na África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné-Bissau, Inglaterra, Itália, Líbano, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Certificado – O Celpe-Bras é a única Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros outorgada e reconhecida oficialmente pelo governo brasileiro. O Exame é dividido em Parte Escrita e Parte Oral. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas que envolvem práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de uma pessoa que pretende interagir em português.

O Celpe-Bras confere quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, na Parte Escrita e na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência em cada Parte é diferente, prevalece o menor resultado. O Celpe-Bras foi aplicado pela primeira vez em 1998. Desde o segundo semestre de 2009, a aplicação do Exame é feita pelo Inep com apoio do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Relações Exteriores (MRE) Assessoria de Comunicação Social