Enem 05 de Novembro de 2019

Ausentes no primeiro dia de aplicação podem fazer as provas do próximo domingo, 10 de novembro

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que não puderam comparecer ao primeiro dia de aplicação das provas, 3 de novembro, poderão realizar as provas do próximo domingo, 10, como forma de autoavaliação. Nesses casos, o boletim de desempenho individual apresentará apenas as notas das provas realizadas. No dia 10 de novembro, serão avaliados os conhecimentos de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Quem não realizou o exame por problemas logísticos poderá solicitar a reaplicação. Atenção: não é qualquer acontecimento que pode ser considerado problema logístico! Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

O pedido de reaplicação poderá ser feito entre os dias 11 e 18 de novembro, por meio da Página do Participante. A solicitação não significa direito à reaplicação. Os casos serão avaliados, individualmente, pela Comissão de Demandas do Inep. O resultado da solicitação poderá ser consultado, também, na Página do Participante. A reaplicação do Enem 2019 irá acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro, para quem tiver o pedido aprovado.

Os casos de participantes que não fizeram o exame no primeiro domingo por motivos que não são previstos no edital podem receber os esclarecimentos pelos canais de comunicação do Inep. O Fale Conosco do instituto pode ser acessado pelo telefone, no número 0800 616161, ou por computador, por meio do autoatendimento, no endereço https://bit.ly/2WplVUf.

Declaração de Comparecimento – Os participantes que precisarem comprovar sua presença no segundo domingo, 10 de novembro, já podem emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento é personalizado e deverá ser impresso e levado no dia da prova, para ser entregue ao aplicador na entrada da sala do exame. O Inep não emite comprovante de presença após a realização das provas.

Fale no autoatendimento do Inep

Acesse a Página do Participante do Enem

Acompanhe o cronograma do Enem