Bibliografias Temáticas

Qualidade de Ensino Superior

Acervo Bibliográfico

  • ACREDITACIÓN UNIVERSITÁRIA EN AMÉRICA LATINA: ANTECEDENTES Y EXPERIENCIAS. SANTIAGO: CINDA, PROGRAMA POLÍTICAS Y GESTIÓN UNIVERSITARIA, 1993. 333P.

  • ALONSO, GUILLERMO SAAVEDRA. LA EQUIDAD, PERTINENCIA Y CALIDAD EDUCATIVAS: UN RETO DE LA ESCUELA NORMAL SUPERIOR DE MÉXICO. MÉXICO, D.C., : CONALTE, 1998. 19P. (SERIE FORO PEDAGÓGICO; 14)

  • ASPECTOS GERAIS DO ENSINO SUPERIOR. [JOÃO PESSOA]: DEMEC-PB, 1998. 30P.

  • BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. A PROPÓSITO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. BRASÍLIA, 1982.

  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATÓRIO SÍNTESE 1998. BRASÍLIA: MEC, SESU, 1998. 117P.

  • FORUM POLÍTICA ACADÊMICA DA UFMT. CONSTRUÇÃO DA ACADEMIA. CUIABÁ: UFMT, 1990. 57P.

  • FRANCO, EDSON. AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA SUPERIOR PARTICULAR. BRASÍLIA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR, [1989?]. 38P.

  • MENDES, CANDIDO, CASTRO, CLAUDIO DE MOURA (ORGS.). QUALIDADE, EXPANSÃO E FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. [RIO DE JANEIRO]: EDUCAM, 1984. 301P.

  • NISKIER, ARNALDO. EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR. 2.ED. SÃO PAULO: MODERNA, 1992. 84P.

TESES:

  • ALMEIDA, MARIA CLÓRIS MAGALHÃES. QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PARA MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO. RIO DE JANEIRO, 1983. 167P. TESE (DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) – PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO.

  • ALVARENGA, DULCE RODRIGUES. A AÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO SEPE JUNTO AOS PROFESSORES, NA BUSCA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE E QUE ATENDA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA. NITERÓI, 1991. 258P. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.

  • ANDRADE, ROSEMARY MARON RAMOS E EM BUSCA DE UM CONCEITO DE QUALIDADE DE ENSINO SUPERIOR. RIO DE JANEIRO, 1994. 126P. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO,

  • FERNANDES FILHO, ORLANDO PRADO. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DE MATEMÁTICA: O CURSO DE ENGENHARIA. CAMPINAS: 1998. 135P. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.

  • LOURENÇO, ELIANA BERNARDES. AVALIAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DO DOCENTE. CAMPINAS, 1997. 183P. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.

  • PAULO FILHO, WALTER. O IMPACTO DO PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO NO DESEMPENHO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO: O CASO DO CENTRO-OESTE. BRASÍLIA, 1997. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM EDUCAÇÃO) – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

RELATÓRIOS DE PESQUISA

  • SALGADO, MARIA UMBELINA CAIAFA (COORD.). RELATÓRIO DO I SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E QUALIDADE NA UFES. VITÓRIA: UFES, 1992. 9P.

ARTIGOS:

  • BALZAN, NEWTON CÉSAR. PESQUISA, AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR. PRÓ-POSIÇÕES, SÃO PAULO, V.5,N.2, P.32-41, JUL.1994.

  • BELOTTO, ALBA SALGADO. QUALIDADE TOTAL. REVISTA DO COGEIME, PIRACICABA, V.3, N.4, P.15-20, JUL.1994.

  • CANO, DANIEL (COORD.). UNIVERSIDAD Y PODER EN AMÉRICA LATINA. EDUCAÇÃO BRASILEIRA, BRASÍLIA, V.12, N.25, P.11-60, JUL./DEZ. 1990.

  • DEMO, PEDRO. UNIVERSIDADE E QUALIDADE. LOGOS, CANOAS, V.3, N.1, P.5-18, 1.SEM. 1991.

  • GOLDBARG, MARCO CESAR. REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO MODELO DE QUALIDADE TOTAL AO PROCESSO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. ENSAIO, RIO DE JANEIRO, V.3, N.9, P.377-392, OUT.7DEZ. 1995.

  • GARCIA-ZAPATA, MARCO TULIO O PAPEL DA UNIVERSIDADE IBERO-AMERICANA NO ENSINO, PESQUISA E INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL. CIÊNCIA E CULTURA, SÃO PAULO, V.42, N.10/12, P.822-826, OUT./DEZ.1990.

  • ISAIA, SÍLVIA MARIA DE AGUIAR. PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. CAESURA, CANOAS, N.5, P.42-51, JUL./DEZ. 1994.

  • MARQUES, JURACY C. MODALIDADES DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE ENSINO. EDUCAÇÃO, PORTO ALEGRE, V.13, N.18, P.99-109, 1990.

  • MOREIRA, EARLE DINIZ MACARTHY. FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR. LOGOS, CANOAS, V.3, N.2, P.72-74, 2.SEM.1991

  • PAIVA, RODRIGO ANTÔNIO DE. ENSINO SUPERIOR. VERITAS,PORTO ALEGRE, V.36, N.141, P.103-105, MAR. 1991.

  • RICKEN, IGNÁCIO. CRITÉRIOS E PARÂMETROS EXIGIDOS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADES: ANÁLISE COMPARATIVA. LOGOS, CANOAS, V.3, N.4, P.46-54, 1.SEM. 1991.

  • RICO, TOSCANO. AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR. LOGOS, CANOAS, V.3, N.2, P.48-51, 2.SEM. 1991.

  • VIEIRA, LAURA MARIA SOUZA. PROPOSTA CURRICULAR DE ENSINO NOTURNO NO CURSO DE PEDAGOGIA – UFC. EDUCAÇÃO EM DEBATE, FORTALEZA, V.13, N.19-20, P.117-129, JAN./DEZ.1990.

  • VIEIRA, SOFIA LERCHE. CONCEPÇÕES DE QUALIDADE E EDUCAÇÃO SUPERIOR. CAMPINAS, V.6, N.1[16], P.105-114, MAR.1999.